30 de jun. de 2009

Você duvida?

Apenas três homens andaram sobre as águas.

O primeiro foi Cristo.

O segundo foi Pedro.

O terceiro foi Ivangivaldo.

Ivangivaldo?

Quem é Ivangivaldo???

O cara da foto abaixo:




E-mail recebido do Cláudio Souza Silva, colega de classe do curso de Teologia.

26 de jun. de 2009

Graça na desgraça


Michael Jackson, o entronizado “Rei do Pop” morreu.

A notícia correu rapidamente nesse mundo virtualmente globalizado.

Fãs aglomeram-se em locais-ícone da história dessa figura do mundo da música, as TVs cobrem à exaustão o fato, nos principais portais da internet as últimas notícias e comentários sobre sua vida são abundantes, os mecanismos de busca como o Google por exemplo registram 79 milhões de resultados no momento em que escrevo essa reflexão.

Garoto negro, pobre, filho de um metalúrgico exigente e de uma dona-de-casa afetada pela poliomielite, nasceu em plena época da luta dos negros pelos mesmos direitos civis que os brancos. Desde cedo seus irmãos mais velhos demonstravam talento para a música, e com Michael não era diferente. Desde a infância era evidente seu carisma, algo que seus irmãos não possuíam, além de uma voz marcante que o levou a ser o vocalista e destaque da banda Jackson 5, em 1969.

Já nos anos 1980, segue em carreira solo lançando 3 discos que o consagraram no cenário mundial da música, uma vez que como vocalista do Jackson 5, seu talento era reconhecido: Off the Wall produzido pelo maestro Quincy Jones; Thriller e BAD. A explosão de criatividade, evidenciada na fusão de estilos musicais e no tratamento diferenciado de seus vídeo-clips, com destaque para Thriller, o consagrou ao posto que até ontem desfrutou em vida , como “Rei do Pop”.

Como todo ciclo da natureza, após o ápice vem a fase de declínio. Com álbuns não tão inspirados, repetindo as mesmas fórmulas que o consagraram, mas mesmo assim mantendo seu estilo e ainda conquistando novas gerações com sua música, entra em uma fase estável em sua carreira, que poderia ter se perpetuado caso suas extravagâncias e escândalos não tivessem prejudicado sua imagem pública.

Acusações de pedofilia, mudanças radicais na aparência, casamentos esquisitos, concepção de filhos realizados de maneira suspeita, gastos perdulários, processos judiciais, acordos milionários, vida extravagante, manias, esquisitices e finalmente falência são os principais ingredientes nefastos de sua curta vida.

No que tange a saúde lúpus, vitiligo, dores constantes a ponto de ter se viciado em analgésicos além da exigência extrema do corpo nas danças são algumas das doenças mais divulgadas. Quanto à sua vida, teve um pai exigente e autoritário, o seqüestro de sua infância e adolescência pela fama, o excesso de dinheiro que permitia a si a fuga da realidade e o assedio das vicissitudes inerentes ao show-business.

Certamente, apesar de aparentemente ser uma criança-adolescente aprisionada no corpo de um adulto (a chamada síndrome de Peter-Pan), Michael Jackson viveu, em intensidade, mais de 50 anos. O turbilhão que o assolou desde os 9 anos de idade, o envelheceu rapidamente na alma. Tornou-se vítima de seu talento e carisma ao entrar na roda da neurose coletiva de criarem para si “ídolos”, esquecendo-se de suas limitações como qualquer ser humano normal e permitindo-se que suas esquisitices dominassem sua vida, não mais discernindo as coisas.

Paulo em 2 Coríntios 4:7 diz: “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.”. Apesar do contexto concernente ao evangelho que esse fragmento integra, não consigo deixar de associá-lo a vida desse astro pop.

Apesar da pobreza e de sua origem étnica, a vocação musical de sua família, herdada de seu pai, músico que tocava na noite, eram sinais manifestos da graça de Deus, mais ainda com o carisma do pequeno Michael. Mesmo diante de uma família em um contexto fraturado, com cobranças, exigências, má conduta paterna, relacionamentos interrompidos, Deus não se furtou em agraciá-los com o dom da música, algo que é tão importante na terra como no Céu, ainda mais nesse.

O uso dessa graça, que só se manifesta em gente, é de competência pessoal. E decisões pessoais tem o poder de transformar graça em desgraça. Ao ver a incontida vocação de seus filhos para a música e também uma oportunidade de melhorar a vida de sua família com esse dom, seu pai tratou de investir nesse sentido, obstinadamente esquecendo-se que o “menino de ouro” era só um menino, que precisava ser menino em seu tempo de menino.

No entanto, mesmo diante dessas circunstâncias, o “tesouro” do talento e do carisma de Michael sempre estiveram contidos em um “vaso de barro” – o próprio Michael. Uma grande voz em um ser infantilizado; um performer contido em uma aberração física; um ser divinamente criativo com uma conduta sexual duvidosa; um ser que em seu interior abrigava o astro reluzente de seus dons concomitante ao buraco negro de sua existência.

Esse conflito irresoluto o levou à reclusão. Além das necessidades financeiras que o pressionavam, dizem que ele animou-se a retornar ao show-business pois queria que seus filhos -agora já mais crescidos- o vissem no palco, mais ou menos no mesmo sentimento do pai que leva, orgulhoso, seu filho para o trabalho. Quem sabe?

Para mim que na minha adolescência e juventude tiveram a presença marcante de Michael Jackson, apesar dos escândalos, torcia para que esse retorno pudesse ser “a” volta por cima. Para que além de mim, minhas filhas pudessem testemunhar essa manifestação da graça incontida de Deus em um ser humano, tão humano como Michael Jackson. Que mesmo diante de suas idiossincrasias, seu talento e carisma divinos falavam mais alto que qualquer fracasso em sua vida pessoal.

Na verdade o que seus fãs não sabem é que são fãs não de Michael Jackson, mas da graça divina que resolveu se manifestar nele, apesar dele. O “vaso de barro” se quebrou, sem conserto na terra. Fica a lembrança da graça divina que ele manifestava nas suas músicas, danças, clips e shows.


Fonte: Blog do Eli Sanches

25 de jun. de 2009

Aplausos... de pé!

Eu tive o prazer de conhecê-lo e vê-lo tocar seu piano, junto com parte de sua Orquestra Bachiana, no fechamento do 11º Congresso FEBRABAN de Recursos Humanos, realizado no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. Sem dúvida nenhuma, sua história de vida comove e inspira todo mundo que a conhece. Fantástico! Selecionei três vídeos para postar aqui no blog. Vale a pena ver todos eles.

Um pouco da história da vida de João Carlos Martins, hoje maestro que antes foi um pianista que tocava 21 notas por segundo:



Apresentação da música “Eu sei que vou te amar”, acompanhado do Sexteto no Programa do Jô, que deixou o apresentador emocionado:



No ultimo dia 14 de junho, na Sala São Paulo, a apresentação do Hino Nacional do Brasil, em todos os ritmos brasileiros:



Aplausos! Aplausos! Aplausos! Aplausos!

Censo no Twitter

O Twitter é a ferramenta de comunicação que mais cresce no mundo. O Brasil já é um dos cinco países que mais acessam o serviço. Mas...quantos usuários brasileiros estão no Twitter? Qual o perfil desses usuários? Este é o primeiro Censo do uso do Twitter no Brasil. E você pode fazer parte deste levantamento respondendo ao questionário. Basta clicar aqui.

Evolução?!


Clique para ampliar.

Indicadores inusitados!

Navegando pela internet, encontrei um post interessante em um blog sobre marketing (na verdade, eu o descobri lendo a VOCÊ S/A). O texto, inicialmente publicado na revista Kiplinger (especialista em finanças pessoais), relaciona e explica 10 indicadores econômicos bem diferentes do que aqueles que costumamos acompanhar, veja: cinemas lotados, mais hortas, mais primeiros encontros, romances na lista dos mais vendidos, mais caras cansadas, mais gente feia, cílios cintilantes, excesso de jacarés, menos retirada de roupas nas lavanderias e mais picadas de pernilongo.
Vale a pena clicar na fonte e ler a explicação de cada um dos indicadores.

Fonte:
CHMKT

22 de jun. de 2009

Chamando o Raul!

"Vamos combinar uma coisa? Esqueçam esse papo de "boas novas". Se as tais notícias fossem realmente boas, a gente teria bem + que 100 jovens juntos numa igreja que tem + de 70 anos de existência. A zona de conforto é ótima e ser morno é uma delícia. Pena que no final seremos vomitados."

Sérgio Pavarini (Pavablog) participando do IBABJovem.

19 de jun. de 2009

Fidelidade

Thiago Recchia (Gazeta do Povo - Curitiba-PR), via Revista da Semana.

Você está contratado!

Roberto Justus, um dos principais empresários de comunicação do país e apresentador do Aprendiz, concedeu uma entrevista exclusiva à vocês/a deste mês, falando sobre marketing pessoal. Veja na íntegra aqui.

Nas páginas seguintes, saiu uma matéria sobre Karina, a segunda colocada do programa, com o título de "A preterida exemplar", dizendo que todo mundo passa por um momento Karina na carreira e destacando algumas lições que podemos aprender com isso.

As matérias foram escritas pela jornalista Fernanda Bottoni e, de acordo com um post do Twitter da vocês/a, o segundo texto chamou a atenção do chefe, Justus (ele chegou a ligar para Fernanda). Será que ela foi demitida?


Invejo, logo existo!

"Acredito em inveja santa. Eu a sinto dentro de mim. Não tenho como escondê-la. A humildade que me dá taquicardia, nasce da admiração e não do anseio de destruir. Suo as palmas das mãos, arrepio a pele, acelero o coração, e sei que fui acometido de inveja santa. Invejo, logo existo!"

Trecho de uma meditação do Ricardo Gondim, em seu site. Para o conteúdo completo, clique aqui: A inveja.

Nova doença?!



Sugestão nossa para o Pavablog. Clique e veja o post original. ;)

Sexta básica (6)

Coloque o canudinho aí meu filho, senão pode até estragar!
Fonte: Pérolas do Orkut
O segundo "Encontro Comunhão para Líderes Cristãos" vai apresentar o seminário "Multimídia - Os Recursos Audiovisuais e a Internet a Serviço da Igreja". A programação será no próximo dia 4 de julho no Hotel Bristol Century Plaza, em Camburi, Vitória, e é uma grande oportunidade para as equipes de comunicação e tecnologia das igrejas se aperfeiçoarem e compartilharem experiências com os maiores nomes nacionais especializados no assunto.

Mais informações em: Revista Comunhão

Twittando!


Estou de volta ao Twitter!
Quer me seguir?

17 de jun. de 2009

Alguns cliques de fama (1)



De uma bobagem na cabeça e uma camêra na mão, nasce mais uma celebridade instantânea do mundo virtual.
Fonte: Youtube via Pavablog