27 de ago. de 2009

Quem não gosta de samba, bom cristão não é

No último dia 14 de maio, tive a reunião mais inesperada para um editor de livros cristãos. No fim da tarde, tomei um táxi no bairro carioca de Bonsucesso com direção à Cidade do Samba. Para quem não sabe, esse espaço é um complexo de galpões perto do centro do Rio que abriga os ateliês das escolas de samba do grupo especial, como Portela, Salgueiro, Mocidade Independente… Ou seja, as melhores do Brasil e do mundo. Chegando lá, como bom paulista sem samba no pé que sou, fiquei fascinado com o tamanho do local, que só parece pequeno diante dos carros alegóricos gigantes usados no carnaval deste ano e que ainda se espremem no local, pois só serão desmontados a partir de junho. Mas por que eu fui até lá? Resposta simples e direta: para me reunir com a diretoria da tradicionalíssima Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira e negociar um evento com o escritor cristão Max Lucado na quadra da escola. É isso mesmo – um pastor evangélico americano vai falar na quadra de uma escola de samba!

Quando surgiu essa possibilidade, parecia coisa de maluco. Simplesmente, começamos a brincar com a ideia de levar um autor evangélico com mais de 65 milhões de livros vendidos para aquele templo do samba. Quando paramos de rir, ficou a pergunta no ar: e por que não? Pensamos um pouco sobre o assunto, consultamos Lucado e ele topou. Organizamos a agenda e o único dia que encaixava era o 26 de julho – um domingo! Mais uma vez: e por que não?

Depois de um contato prévio com a diretoria da Mangueira, lá estava eu conhecendo o recém-eleito presidente da escola, Ivo Meirelles, e o diretor de eventos, Roberto Benevides. Eles foram presenteados com livros com capas nas cores verde e rosa, em uma explícita homenagem à octogenária Mangueira, que se eternizou no samba ostentando aquelas duas cores em seu estandarte.

Os sambistas, é claro, adoraram a homenagem e se interessaram pelo evento inusitado. A reunião fluiu, acertamos vários detalhes, e tudo indica que, quando esta edição de CRISTIANISMO HOJE estiver nas mãos dos leitores, tudo já estará mais que confirmado. Ou seja, no último domingo de julho, Max Lucado não estará em nenhum templo cristão, mas na quadra da Mangueira – e tenho certeza de que Deus e sua igreja também estarão presentes por lá. Na programação, além da palavra do famoso pastor evangélico, que trará uma mensagem de esperança e fé aos sambistas, visitantes e crentes presentes, haverá uma programação musical. A bateria da Mangueira e um coral evangélico farão parte do espetáculo, tocando juntos hinos cristãos. É, os bumbos, repiniques, cuícas e tamborins da Estação Primeira serão usados para glorificar o nome do Senhor. E por que não?

A ocasião festiva leva também a algumas reflexões. Primeiro, porque mensagem cristã de esperança e redenção será levada à quadra da Mangueira, lá dentro da comunidade. Segundo, porque cristãos das mais diversas denominações terão, muitos pela primeira vez, contato com o samba, uma tradição tão brasileira e tão bela. Os mais críticos poderão lembrar do lado promíscuo e pagão do carnaval, que muitos consideram uma folia profana, mas a verdade é que o samba é muito mais do que isso. Ele é o ritmo mais brasileiro, o que mais exalta nossa alma de raízes negra, branca e indígena. O fato de muitas vezes aparecer atrelado a mulheres seminuas e bailes libertinos não quer dizer que esse rico gênero musical se limite apenas a isso. Há sambas com letras maravilhosas e, assim como qualquer outro ritmo, não existe nada contraditório em sua associação com o cristianismo. Na verdade, assim como a Igreja é muito mais do que seus erros do presente e do passado, o samba é muito maior do que alguns aspectos do carnaval que essa Igreja condena.

O samba é uma grande festa. O cristianismo, também. Que tal, então, festejarmos todos juntos e proclamar nossa bela tradição musical e também a mensagem redentora do Evangelho? É uma ocasião única para um grande testemunho de fé, quando os crentes em Jesus mostrarão aos seus irmãos do samba como Deus os ama. E olha, é provável que muitos evangélicos até arrisquem uns passinhos – afinal, quem não gosta de samba, bom cristão não é. Mais uma vez, a pergunta: e por que não?

Quem sabe um dia desses o pessoal da Mangueira, com direito a bateria, mestre-sala, porta-bandeira, baianas, velha guarda e tudo o mais, aparece para visitar uma de nossas igrejas? E por que não?

Texto de Carlo Carrenho, na Cristianismo Hoje.

Abobrinha de quinta (13)


A homenageada da série Decadência de hoje é a Elektra! Toda quinta, uma charge de heróis e vilões na "melhor idade", concebidas por Donald Soffritti.

Fonte: Telegraph

Relógio 2.0

Já faz mais de 5 mil anos que o homem começou a medir o tempo. De lá para cá, já teve de tudo para calcular as horas: desde relógio solar a relógios de quartzo.

A criatividade moderna ajudou ainda a criar novas formas e modelos de aparelhos que dessem conta de medir as horas. Os relógios de ponteiro e digitais foram ganhando versões inovadoras como o ipod de pulso e o relógio que funciona com água e limão.

E de relógio em relógio a gente parece ficar cada vez mais viciado em controlar nossa rotina diária. Até o relógio do computador não pode parar, concorda?

Para aumentar o leque de opções, não é que lançaram um relógio com toques de web 2.0? O modelo #RSS 2.0 possui as principais redes sociais e ferramentas de produção de conteúdo, como o Twitter, o YouTube e o Facebook. O relógio é fabricado pela Normal Watches e custa cerca de $20.


Fonte: SUPERBlog

Ótima sugestão de presente para aquele amigo nerd. =P

É muito dinheiro...



Quando vi esse comercial pela primeira vez, fiquei encantado com a simplicidade e engenhosidade dele. Hoje descobri que foram gastos 6,2 milhões de dólares em sua produção. Como se explica isso? O valor do investimento tornou o comercial o mais caro do mundo!

Fonte: Youtube

É preciso pensar nisso

A igreja promovendo justiça e também escândalos

Quem leu Ronald Sider, em especial o seu "Cristãos Ricos em Tempo de Fome", sabe o que pode encontrar em "O Escândalo do Comportamento Evangélico — por que os cristãos estão vivendo exatamente como o resto do mundo?".
É preciso mais do que boas maneiras e uma lista de regras para identificar aqueles que são verdadeiramente comprometidos com Jesus Cristo. E é exatamente o que vamos buscar no 4º Encontro Nacional Renas, cujo tema é “A igreja de Cristo promovendo a justiça” e que contará com a presença do autor Ronald Sider, talvez o pensador protestante mais identificado com a causa da justiça social nos nossos dias. Nos vemos no Rio de Janeiro ou no blog.
Fonte: Últimas 023 (newslleter da Revista Ultimato).

21 de ago. de 2009

Criatividade:10! (3)

Abobrinha de quinta (12)


Nesta semana, a homenageada da série Decadência é a Mulher Gato! Toda quinta (excepcionalmente, nesta semana, publicado na sexta, de novo e mais uma vez! :P) uma charge de heróis e vilões na "melhor idade", concebidas por Donald Soffritti.

Fonte:
Telegraph

17 de ago. de 2009

Você não "twentende"?



Videozinho bacana que tá rolando no Youtube. Twit or not twit? Eis a questão!

Paradoxo do nosso tempo

Por George Carlin

Nós falamos demais, amamos raramente, odiamos freqüentemente. Nós bebemos demais, gastamos sem critérios. Dirigimos rápido demais, ficamos acordados até muito mais tarde, acordamos muito cansados, lemos muito pouco, assistimos TV demais, perdemos tempo demais em relações virtuais, e raramente estamos com Deus.

Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores. Aprendemos a sobreviver, mas não a viver; adicionamos anos à nossa vida e não vida aos nossos anos. Fomos e voltamos à Lua, mas temos dificuldade em cruzar a rua e encontrar um novo vizinho. Conquistamos o espaço, mas não o nosso próprio.

Fizemos muitas coisas maiores, mas pouquíssimas melhores. Limpamos o ar, mas poluímos a alma; dominamos o átomo, mas não nosso preconceito; escrevemos mais, mas aprendemos menos; planejamos mais, mas realizamos menos.

Aprendemos a nos apressar e não a esperar. Construímos mais computadores para armazenar mais informação, produzir mais cópias do que nunca, mas nos comunicamos cada vez menos. Estamos na era do 'fast-food' e da digestão lenta; do homem grande, de caráter pequeno; lucros acentuados e relações vazias.

Essa é a era de dois empregos, vários divórcios, casas chiques e lares despedaçados. Essa é a era das viagens rápidas, fraldas e moral descartáveis, das rapidinhas, dos cérebros ocos e das pílulas 'mágicas'. Um momento de muita coisa na vitrine e muito pouco na dispensa.

Lembre-se de passar tempo com as pessoas que ama, pois elas não estarão aqui para sempre. Lembre-se dar um abraço carinhoso em seus pais, num amigo, pois não lhe custa um centavo sequer.

Lembre-se de dizer 'eu te amo' à sua companheira(o) e às pessoas que ama, mas, em primeiro lugar, se ame. Um beijo e um abraço curam a dor, quando vêm de lá de dentro. Por isso, valorize sua família, seus amores, seus amigos, a pessoa que lhe ama, e, aquelas que
estão sempre ao seu lado.
Texto recebido por e-mail. =)

Semana de Reflexão Teológica


Mais informações no site da Faculdade Unida.

Vermelha ou azul?



Uma comparação de uma cena do filme, com a saída de Neo do sistema religioso corrupto e humano que tem controlado os cristãos e retirado-os da verdadeira mensagem de Jesus (
Youtube).

Uma adaptação muito legal que fizeram para a cena de Matrix onde Neo toma a pílula vermelha. Ficou muito bacana e expressa de forma simples a proposta deste blog (Tomei a Pilula Vermelha).

Exageros à parte, esse vídeo tem lá suas verdades. Infelizmente... :P

14 de ago. de 2009

Abobrinha de quinta (11)


O homenageado da série Decadência de hoje é o Elektro! Toda quinta (excepcionalmente, nesta semana, publicado na sexta, de novo... :P) uma charge de heróis e vilões na "melhor idade", concebidas por Donald Soffritti.

Fonte: Telegraph

13 de ago. de 2009

Por que vamos à igreja?

Já se escreveu muito sobre este assunto, mas eu gostaria de dar uma pincelada nesse quadro cheio de nuances e cores. Afinal, por que vamos à igreja? Se fizermos esta pergunta a um grupo de pessoas, com certeza teremos respostas diversas e nem sempre sinceras. Mas podemos imaginar as razões que levam muitas pessoas a irem à igreja. Pelas reações tantas que vemos, pela conduta diferenciada e vária que assistimos quando se vai a esse lugar denominado igreja, ou casa de oração, podemos entender que muitos são os motivos que levam uma pessoa a adentrar esse lugar.

Por que vamos à igreja? Qual a razão que nos leva a entrar nesse local quando há tantos outros locais para frequentarmos? Do ponto de vista bíblico, a igreja é um lugar de silêncio, reverência e adoração. Mas será que temos nos comportado assim nesse local sagrado? O salmista Davi escreveu: "Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e aprender no seu templo". (Salmo 27.4). Eis aí o maior desejo, a razão principal para se estar na casa do Senhor: contemplar e aprender. Contemplar não significa observar as pessoas, reparar em suas roupas, ver se a gravata do obreiro está combinando, ou observar o comprimento do vestido das irmãs. Trata-se de uma contemplação espiritual: "contemplar a formosura do Senhor". Formosura é beleza que gera admiração. "Aprender no seu templo" é receber instrução, absorver o ensino e ser edificado pela Palavra de Deus.

Há muitos motivos para se frequentar uma igreja. Muitos com certeza vão lá para ver e ouvir o pastor e para serem vistos por ele e cumprimenta-lo após o culto. "É bom ele me ver aqui e saber que estou do lado dele". Outros vão como se fossem a um compromisso social. E por isto colocam a melhor roupa, o melhor calçado, fazem um lindo penteado... "Preciso me arrumar bem para não fazer feio na hora da apresentação". Mas a igreja não é um clube sócio-esportivo. Devemos sim nos arrumar bem, mas sem exageros. O apóstolo Pedro aconselhando as mulheres escreveu: "O enfeite delas não seja o exterior no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura de vestidos; (...). Porque assim se adornavam antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus e estavam sujeitas aos seus próprios maridos". (I Pedro 3. 3 e 5). Deus se agrada quando nos vestimos com decência e agimos honestamente.

Por que vamos à igreja? Se não formos à igreja com a finalidade de adorar a Deus e prestar um culto a Ele como Ele merece, estaremos perdendo o nosso tempo. Vamos entrar vazios e sairemos ainda mais vazios, além de sairmos revoltados e com dor de cabeça. Já ouvi muitas coisas de pessoas que acabavam de sair da igreja e que me deixaram estarrecidos. Coisas do tipo: "Puxa, como aquele "seu pastor" fala errado! Como aquela mulher tem coragem de cantar na frente? Você viu o vestido dela? Coitada, ela não sabe nem segurar o microfone!". Eu fiquei olhando para essa pessoa e pensando: eu não vi nada disto, pelo contrário, eu fui muito abençoado pelos hinos cantados e principalmente pela mensagem que foi pregada, a qual falou profundamente comigo. Mas, infelizmente ainda acontecem coisas assim.

Para muitos, a igreja passou a ser um espaço como outro qualquer, mas Jesus disse: "Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração - mas vós a tendes convertido em covil de ladrões". (Mateus 21. 13).

Texto de Cícero Alvernaz, de Mogi Guaçu-SP, no site da Ultimato.

Essa eu sei pra quem foi! :P

UNITED em NOVEMBRO no BRASIL


Mais informações: UNITED no BRASIL

9 de ago. de 2009

Nota 10!

stunning bass-string shot from urbanscreen on Vimeo.


Além da boa música, vale a pena conferir as ondas capturadas pela Canon de alta velocidade.

A um ausente

Tenho razão de sentir saudade,
tenho razão de te acusar.
Houve um pacto implícito que rompeste
e sem te despedires foste embora.
Detonaste o pacto.
Detonaste a vida geral, a comum aquiescência
de viver e explorar os rumos de obscuridade
sem prazo sem consulta sem provocação
até o limite das folhas caídas na hora de cair.

Antecipaste a hora.
Teu ponteiro enlouqueceu, enlouquecendo nossas horas.
Que poderias ter feito de mais grave
do que o ato sem continuação, o ato em si,
o ato que não ousamos nem sabemos ousar
porque depois dele não há nada?

Tenho razão para sentir saudade de ti,
de nossa convivência em falas camaradas,
simples apertar de mãos, nem isso, voz
modulando sílabas conhecidas e banais
que eram sempre certeza e segurança.

Sim, tenho saudades.
Sim, acuso-te porque fizeste
o não previsto nas leis da amizade e da natureza
nem nos deixaste sequer o direito de indagar
porque o fizeste, porque te foste.

Carlos Drummond de Andrade

O que será que você está fazendo agora? O que será que você está pensando agora? Que sentimento está sentindo agora? Eu não sei, eu não sei... só sei que faço, penso e sinto tantas coisas. Isso acontece com alguma regularidade, mas na data de hoje, isso toma uma intensidade maior. Há um vazio. Há um vácuo. Há uma distância. Há uma ausência.

Não procuro culpados, pois a vida é assim, nos prega muitas peças. O que procuro fazer é tentar imaginar como seria se tudo tivesse acontecido de forma diferente. Que alegrias eu teria vivido com você aqui? Que alegrias eu não teria vivido com você aqui? Sei que tudo poderia ter sido diferente... e como sei. Mas às vezes acho que ainda assim, teria sido melhor com você por perto.

Mas tenho um Pai que tudo sabe, tudo vê e cuida de mim. Focado nisso eu prossigo, pois nEle tenho descanso e sei que nunca me sentirei só. Independente de quaisquer circunstâncias.

Te amo Pai! Te amo pai...

7 de ago. de 2009

Homenagem aos Pais (2)

O Deus do pai, do filho e do neto

Embora sejam três, não me refiro à Trindade. Mas ao pai, ao filho e ao neto de fato: Abraão, Isaque e Jacó. Não é por acaso que o próprio Deus chama a si mesmo, repetidas vezes, de o Deus de Abraão, Isaque e Jacó.

Quem é pai está como Isaque. No meio. Aquele que antes de nascer precisou de um milagre (a mãe era estéril), na adolescência escapou por um fio de ser sacrificado (o fio, nesse caso, foi outro milagre) e para ter filhos precisou de... mais um milagre. Claro, antes e depois dos três milagres, traições, mentira, entre outras coisas pouco recomendáveis. Acontece nas melhores famílias. Ainda assim a Bíblia continua a repetir que Deus é o Deus do pai, do filho e do neto. No Dia dos Pais, não há melhor lembrança.

Texto de Marcos Bontempo, no Últimas nº 022 da Ultimato


O avivamento religioso no trabalho

A geração “Pós-Anos Dourados”, ou geração y, é a que nasce após as grandes transformações sociais, políticas, culturais e econômicas ocorridas nos anos sessenta. Os seus integrantes são exatamente os que estão no momento como adultos, ingressando ou já participando há algum tempo do mundo das organizações.

A não ser a Queda do Muro de Berlim, a desconstrução dos países da Cortina de Ferro e o episódio da Praça da Paz Celestial, em Pequim, todos simbolicamente ocorridos em 1989, não há quaisquer eventos de grande magnitude política que tenham marcado de forma pungente essa geração. Além desses, como fatos distintos, talvez só o ataque ao World Trade Center, em 11/9/01, com a escalada mundial do terrorismo religioso.

A simbolização dos referenciais prevalecentes da geração pós-Anos Dourados, ou geração y, é uma verdadeira incógnita impossível de decifrar, tamanha a dispersão de valores que apresenta.

Protagoniza o ensaio-erro e acerto acidental. É a geração do "ficar"! Experimenta simultaneamente de tudo, pronta e disponível a tornar as suas vidas no que cada um de seus membros desejam, aptos a descartar quaisquer preferências circunstanciais, relações pessoais, compromissos de trabalho ou condutas diante da vida, todos sempre assumidos na perspectiva do curto prazo e do descartável.

É a geração do aqui e agora e só por agora. É a permanência do impermanente. Eu não sou, eu estou, é o lema de cada um diante da vida. E cada um está na sua, numa inusitada e indescritível multidiversidade de visões de mundo, interesses, preocupações, atividades, preferências, valores, normas de conduta, padrões de comportamento, formas de agir, opções políticas, sociais, sexuais e de consumo.

Trata a incerteza e o correr de riscos como desafios inerentes ao cotidiano de trabalho. Quase ninguém pensa em emprego vitalício.

As organizações, no entanto, que divinizam o trabalho traem a aspiração desta geração por uma ampla liberdade pessoal nas relações de trabalho. Elas produzem novas estruturas de poder e controle sobre as pessoas.

A liturgia do cultismo do trabalho praticado pelas organizações, os dogmas e fundamentos adotados e assimilados por aqueles que delas participam, a segregação entre o “nós e eles” acabam por determinar a dominação de todos os membros que as integram através de laços ao mesmo tempo fortes, consistentes e homogêneos, como ordens de religiosos fanáticos que seguem a liderança de seus profetas salvadores nas igrejas fundamentalistas.

Só o Pai! (3)




Todo mundo assim ooooh
(Pulinho de louco + moonwalk fail bonus)

Hoje é dia de alegria
e vamos todos celebrar
em uma linda melodia
chega pra cá...
(chutinho no ar com puladinha de cordas para trás)

Vídeo com quase 40.000 visualizações no Youtube. O texto acima é um comentário de um dos internautas.

Homenagem aos Pais (1)







Recebi um e-mail do Ministério Propósitos com promoções do Dia dos Pais. Gostei da imagem e postei! =)

Casamento na internet

Portal Terra vai se casar com Facebook
SÃO PAULO – Visitantes do portal Terra poderão usar cadastro no Facebook para comentar e compartilhar conteúdo.

Anunciado durante o evento Facebook Developer Garage, a união entre portal e rede social deve ir ao ar já nos próximos dias. Por meio de uma integração entre a plataforma Connect, do Facebook, e a API do Terra, os usuários poderão utilizar um cadastro único para compartilhar links, postar comentários e fazer contatos.

A integração do Terra, dono de uma audiência mensal de 45 milhões de pessoas acessam, com o Facebook, que declara possuir 1,3 milhão de usuários brasileiros, e com outras redes sociais vai se expandir em setembro, com a utilização da plataforma Tbox.

Entre os novos recursos disponíveis, estarão a possibilidade de usar contatos de redes sociais e de mensageiros instantâneos populares. O usuário poderá navegar no portal usando a lista de contatos do Facebook e trocar mensagens com eles, além de informar seu status em tempo real para seus amigos.

O Facebook Developer Garage contou com as participações do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, e do engenheiro de software Rodrigo Schimidt, único brasileiro a trabalhar na sede do site, nos Estados Unidos.

Abobrinha de quinta (10)


O homenageado da série Decadência de hoje é o Homem de Aço! Toda quinta (excepcionalmente, nesta semana, publicado na sexta) uma charge de heróis e vilões na "melhor idade", concebidas por Donald Soffritti.

Fonte: Telegraph

3 de ago. de 2009

Fumar "ex-traga"



Vídeo do Youtube mostrando uma ótima (e engraçada) campanha anti-tabagismo... rs!
É um clipe da paródia de Jorge Cosmo com a dupla Vira & Mexe para a música We Are The World, de Michael Jackson e Lionel Ritchie. :P