15 de ago. de 2010

Soneto da Saudade

Saudade dos livros que não li
Dos jogos que não joguei
Das coisas que não presenciei
Dos sonhos que não realizei

Saudade das canções que não cantei
Dos amigos que não fiz
Dos abraços que não dei
Das pessoas que não amei

Saudade dos sentimentos que não enxerguei
Das lágrimas que não derramei
Das bocas que não beijei

Saudade dos pôr-do-sóis que não assisti
Dos banhos de chuva que não tomei
Da vida que não vivi.

Soneto que a minha amiga Raio “desenterrou do início do seu caderno secreto”, durante uma conversa no MSN. =)

4 de ago. de 2010

O que a Bíblia diz a respeito de "músicas seculares"?

Muitas pessoas têm perguntando em meu formspring a respeito de músicas seculares. Irei então escrever para tentar tirar estas dúvidas. Como se trata de um assunto polêmico, peço que leiam o texto inteiro, antes de julgar o conteúdo. Vamos lá então.

O que é música?


Música é uma combinação de melodia, harmonia e ritmo. São sons que produzidos por instrumentos ou com a nossa voz. Musica nada mais é do que uma forma de arte, pode ser usado tanto para o bem como para o mal. Da mesma forma que um artista pode pintar quadros sobre guerra ou paz, ou um escritor pode escrever uma historia sobre demônios ou anjos, a música pode conter letras boas ou letras ruins, tudo depende de quem escreve e no que ele se inspira.


O que é música "secular" então?


É um termo criado que se refere a toda melodia, harmonia, ou ritmo que não contenham letras que falem sobre Deus, também se refere a composições de alguém que não é um cristão, mesmo que a música não contenha letras. Alguns exemplos de “músicas seculares” que convivemos diariamente e são inofensivas:

- Crianças na rua brincando, cantando ciranda cirandinha...
- Festas de aniversário onde cantamos “Parabéns pra você.”
- Momentos patriotas em que cantamos o Hino Nacional da República.
- Ao assistirmos a um filme também, estamos escutando trilha sonora “secular.”
- Casamentos onde a noiva entra com a Marcha Nupcial.
- Músicas cantadas no encerramento das Olimpíadas, também em programas do tipo: American Idol, etc...


É pecado ouvir musica secular?


Biblicamente, não existe base que condene o escutar destas músicas, a não ser algumas específicas que comentarei em breve. Gostaria de antes, refutar alguns argumentos de pessoas que afirmam que toda música secular é do mal.


- "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm!" A Bíblia realmente afirma isso, mas o contexto não tem nada a ver com músicas ou qualquer forma de arte! Não podemos tirar um texto de seu contexto original para dar base a um outro argumento, se fizermos isto, estaremos dando abertura para fazer outros argumentos ridículos como: É pecado comer um hambúrguer feito por “mãos seculares.” Ver filmes seculares, ler livros seculares, contratar arquitetos seculares etc.

- "O que não foi inspirado por Deus, foi inspirado pelo diabo." Este argumento é muito fácil de ser refutado. Por exemplo, quando um marido ao compor uma música romântica para sua esposa, está sendo inspirado pelo diabo também?

- "Eu só escuto coisas que me edificam"
A música não foi criada apenas para transmitir mensagens ou adorar, mas também como uma forma de lazer. Muitas culturas, assim como a nossa, usam músicas para se alegrarem, dançarem, e não existe nada de pecado nisso.

Como saber as músicas que devemos evitar escutar?


Todas aquelas que falam sobre coisas satânicas, ocultistas, ou que promovem conceitos contrários a Palavra de Deus! Cabe a cada pessoa, ter a responsabilidade de avaliar e escolher o que escutar. Eu por exemplo escolhi não escutar a vários artistas, por considerar o seu conteúdo impróprio e contrario ao que a Palavra de Deus me ensina. Mas ao mesmo tempo, escuto a outros que tem letras boas e não estou ofendendo a Deus por escutar, e também não sou menos santo do que pessoas que apenas escutam músicas evangélicas. Acredito que, biblicamente, escutar música secular é igual a assistir a um filme secular, ou a um programa de televisão. Existem programas bons, e programas ruins, não é mesmo? Da mesma forma com as músicas, temos a liberdade de escolher, sem julgar aquele quem pensa diferente.

Fonte: site do pr. André Queiróz


Simples, objetivo, claro, sem chavões e não legalista. Ao ler o texto acima, acende em mim uma ponta de esperança, percebo que ainda há salvação no “arraial”. Essa categorização “gospel x secular” é antiquada. Nem tudo que se diz “gospel” edifica e, por isso, tem muita, mas muita música evangélica que não ouço mais. Sinceramente? Um tanto delas, eu nunca ouvi!