5 de mar de 2009

Que saber o que andam lendo por aí?


Ler é hábito, prazer, passatempo, informação... Foi pensando neste comportamento que o analista de sistemas Lindenberg Moreira, de 32 anos, criou o portal (Skoob) - que significa books (livros, em inglês) de trás para frente. O site é uma rede de relacionamentos na qual o que importa saber é o que os outros estão lendo. Em três meses de existência, já reúne mais de 10 mil cadastrados. "Tenho vários amigos que gostam de ler, e sempre nos reuníamos para conversar sobre literatura. Mas, como todos trabalham com internet, resolvemos levar essa discussão para a rede", explica Moreira. 

O usuário escolhe na biblioteca virtual os livros que já leu e os que quer ler e vai montando a sua estante. A partir daí, ele pode fazer resenhas e dar estrelas para os melhores títulos que estiverem disponíveis no site.

Público

Depois, vem a parte mais interessante. Como a estante de livros de cada um é pública, os outros usuários podem ver o que você está lendo, saber o que você acha de cada livro e, claro, decidir (ou não) ler o livro do outro.  No final do processo, o sistema ainda informa quantos livros e o número de páginas que o cadastrado já leu, em um marcador batizado como "paginômetro". Diferentemente do Orkut ou das redes de relacionamento pessoal, o que importa no site não são as fotos dos usuários ou para que time eles torcem, e sim o que merece ou não ser lido.

Livros gratuitos 

PDF CHM Books (www.pdfchm.c om/) - Traz livros sobre computação e TI. O usuário pode baixar, sem custo nenhum, um livro por dia – caso opte pela conta básica e gratuita. Para ter acesso ao acervo (na maioria, em inglês), é necessário criar uma conta e clicar nos livros disponíveis. Shelfari (www.shelfari.com/) - A proposta do site é criar uma estante virtual e pública para os usuários. Com base na relação de livros do Shelfari, cada membro coloca na rede todos os livros que já leu, ou tem interesse em ler, e interage com outras pessoas. Uma vez registrado, é possível encontrar leitores com gostos parecidos e comentar sobre determinadas obras no perfil-estante de cada uma delas.

Archive.org (www.archive.org/ details/texts) – Disponibiliza milhares de livros e vídeos no seu site. O único problema a alguns usuários brasileir
os é que a maioria dos títulos são em inglês. Ele é dividido em bibliotecas: "Americanas", "Canadenses", "Universal", "Infantil", "Coleções Adicionais" e "Projeto Gutenberg" – esta, a primeira a produzir livros virtuais e que conta com um acervo de 27 mil ebooks.

Domínio Público www.dominiopublico.gov.br/ pesquisa/Pesquisa ObraForm.jsp) - Aqui, o internauta pode acessar obras literárias que já est
ejam em domínio público ou que tenham divulgação autorizada pelos próprios autores. Dentre o acesso liberado, estão a obra completa de Machado de 
Assis, poesias de Fernando Pessoa, livros de Shakespeare e "A Divina Comédia" de Dante Aligheri. 



Postar um comentário