5 de mar. de 2009

O tempo passa...


... e eles cresceram também!

Na busca por novos mercados e, quem sabe, para atender aos pedidos de ex-leitores das revistas em quadrinhos da Turma da Mônica, Maurício de Sousa criou e lançou a Tuma da Mônica Jovem, no estilo mangá (embora lido na forma ocidental). Adolescentes e adultos já aprovaram a idéia, tanto que em 06 edições (todas já relançadas e praticamente esgotadas), já venderam milhares de exemplares.

Mônica, líder da turma, continua com seu temparamento forte e tem uma quedinha por um amigo que troca uma letra. Cascão, um cara descolado e esportista, para atraír a atenção das garotas, torce o nariz, mas toma banho. Magali, preocupada com a saúde e com o corpo, reluta em devorar quitutes, e Cebolinha, que prefere ser chamado de Cebola, tem mais cabelo (mas no mesmo formato) e fez um tratamento parar curar sua dislalia (mas quando fica "nelvoso"...).

Um bom presente para os fãs da turma do Bairro Limoeiro.

Que saber o que andam lendo por aí?


Ler é hábito, prazer, passatempo, informação... Foi pensando neste comportamento que o analista de sistemas Lindenberg Moreira, de 32 anos, criou o portal (Skoob) - que significa books (livros, em inglês) de trás para frente. O site é uma rede de relacionamentos na qual o que importa saber é o que os outros estão lendo. Em três meses de existência, já reúne mais de 10 mil cadastrados. "Tenho vários amigos que gostam de ler, e sempre nos reuníamos para conversar sobre literatura. Mas, como todos trabalham com internet, resolvemos levar essa discussão para a rede", explica Moreira. 

O usuário escolhe na biblioteca virtual os livros que já leu e os que quer ler e vai montando a sua estante. A partir daí, ele pode fazer resenhas e dar estrelas para os melhores títulos que estiverem disponíveis no site.

Público

Depois, vem a parte mais interessante. Como a estante de livros de cada um é pública, os outros usuários podem ver o que você está lendo, saber o que você acha de cada livro e, claro, decidir (ou não) ler o livro do outro.  No final do processo, o sistema ainda informa quantos livros e o número de páginas que o cadastrado já leu, em um marcador batizado como "paginômetro". Diferentemente do Orkut ou das redes de relacionamento pessoal, o que importa no site não são as fotos dos usuários ou para que time eles torcem, e sim o que merece ou não ser lido.

Livros gratuitos 

PDF CHM Books (www.pdfchm.c om/) - Traz livros sobre computação e TI. O usuário pode baixar, sem custo nenhum, um livro por dia – caso opte pela conta básica e gratuita. Para ter acesso ao acervo (na maioria, em inglês), é necessário criar uma conta e clicar nos livros disponíveis. Shelfari (www.shelfari.com/) - A proposta do site é criar uma estante virtual e pública para os usuários. Com base na relação de livros do Shelfari, cada membro coloca na rede todos os livros que já leu, ou tem interesse em ler, e interage com outras pessoas. Uma vez registrado, é possível encontrar leitores com gostos parecidos e comentar sobre determinadas obras no perfil-estante de cada uma delas.

Archive.org (www.archive.org/ details/texts) – Disponibiliza milhares de livros e vídeos no seu site. O único problema a alguns usuários brasileir
os é que a maioria dos títulos são em inglês. Ele é dividido em bibliotecas: "Americanas", "Canadenses", "Universal", "Infantil", "Coleções Adicionais" e "Projeto Gutenberg" – esta, a primeira a produzir livros virtuais e que conta com um acervo de 27 mil ebooks.

Domínio Público www.dominiopublico.gov.br/ pesquisa/Pesquisa ObraForm.jsp) - Aqui, o internauta pode acessar obras literárias que já est
ejam em domínio público ou que tenham divulgação autorizada pelos próprios autores. Dentre o acesso liberado, estão a obra completa de Machado de 
Assis, poesias de Fernando Pessoa, livros de Shakespeare e "A Divina Comédia" de Dante Aligheri. 



Abobrinha de quinta (5)

O gordo e o magro arremessaram 400 tortas num único filme.

4 de mar. de 2009

Um dia estranhamente estranho

Vitória, 04 de março de 2009: um dia atípico. Ao sair do trabalho por volta das 18:30, intencionado a ir ao um shopping saborear um delicioso cappuccino, me deparei com fatos inusitados que me fizeram refletir.

Primeiro, ao sair, nada de carros amontoados no estacionamento. Tinha espaço de sobra para fazer várias manobras. Em seguida, nada de ficar esperando dezenas de minutos para sair do estacionamento e alcançar a rua, foi muito rápido. Também não encontramos problemas para fazer o retorno e pegar a Beira-Mar novamente. Estranhamente, neste horário, há um considerável engarrafamento por alí.

No trajeto, vários sinais abertos e, pasmem, por alguns momentos, apenas nós na Av. Nossa Senhora dos Navegantes. No ponto de ônibus em frente ao shopping, nenhum ônibus parado, quem dirá aquela enorme fila que ser forma ali a todo momento.

Já dentro do shopping, notei uma grande ausência de... filas! Casa lotéria, caixas automáticos, atendimento ao cliente, guichê de estacionamento, cinema, lanchonetes. Em nenhum lugar se via fila. Antes de me acomodar definitivamente no Rei do Mate, passei por alí e as cadeiras estavam vazias. Até mesmo a fila das Lojas Americanas, tão robusta em semanas passadas, hoje estava minguada.

Ao chegar ao Rei do Mate, nada de fila para pedir o lanche, que saiu rapidinho! E minha cadeira cativa disponível para mim e para minha companhia. Quem dera ser sempre assim!

Daí lembrei do velho jargão que diz que, no Brasil, o ano só começa depois do Carnaval. Isso explica muita coisa. O povo voltou ao trabalho duro, com dívidas a pagar no final de ano e férias. Resultado: ruas e comércio vazios. com muitos, muitos anúncios de liquidação. Me lembrei de uma reportagem de A Gazeta desta semana que mostrou que até o número de passageiros do Sistema Transcol caiu.

Bom, para os desavisados, bem-vindos ao mundo real: Feliz 2009!

3 de mar. de 2009

No princípio...

Se Deus falasse em latin, em Gênesis teria dito: fiat lux! - Tradução: Faça-se a luz! Vale lembrar que esse termo aparece como nome da empresa automobilística (Fiat) e da caixa de fósforos (Fiat Lux).

Linha direta

'Celular de Deus' desperta interesse na Holanda

Uma linha de telefone que seria do celular de Deus está gerando grande expectativa na Holanda. O autor da iniciativa é o artista Johan van der Dong. Ao ligar para o número 06-44244901 (0031-6-44244901 no exterior), é possível ouvir uma mensagem automática que diz: "Este é o telefone de Deus. No momento não posso atender, mas deixe uma mensagem ou ligue de volta mais tarde, e quem sabe o que escutará". Segundo Van der Dong, o número direto com Deus está recebendo "um mar de chamadas". Com sua iniciativa, ele quer comparar o ritual tradicional da oração com o contemporâneo ato de fazer uma ligação pelo telefone.

Fonte: Jornal A Gazeta, 03 de março de 2009.

1 de mar. de 2009

Tirando a poeira...

É verdade que abandonei o blog por um tempo. Realmente, estou com a agenda bem apertada para dar conta de tantas coisas. Mas, aproveitando que o mês mais especial do ano começou, escrevo compartilhando o que estou lendo no momento, ao mesmo tempo indicando os livros.

O primeiro deles é “Um mês para viver”, de Kerry e Chris Shook. O que você faria se descobrisse que teria apenas 30 dias de vida? O objetivo dos autores é nos levar a reavaliar nossa trajetória de vida, pois a jornada que está à frente pode, e deve, ser bem diferente.

A segunda indicação são dois livros de uma coleção do celebrado Augusto Cury: “Os segredos do Pai-Nosso”. Baseado de nunca um texto tão recitado foi tão incompreendido, o autor realizou um estudo psicológico, sociológico e filosófico sobre a oração mais conhecida de toda a Bíblia. Aparentemente simples, essa oração é repleta de reveladores significados sobre o ser humano, a vida e o seu Criador.


Corra até a livraria ou biblioteca mais próxima!