8 de dez. de 2009

Chapa quente!

O Portal Cristianismo Criativo apoia o movimento criado pelo jornal The Guardian que, juntamente com outros 56 jornais de 44 países, publicaram no dia de hoje um editorial sobre os desafios que a humanidade enfrenta, especialmente nesses dias em que ocorre a COP-15 - 15ª Conferência do Clima das Nações Unidas, em Copenhague.

Aqui no Brasil, apenas dois jornais publicaram o editorial: Zero Hora e o Diário Catarinense. Juntamos nossas vozes a eles para gritarmos em favor do meio ambiente e pela humanidade.

Sendo assim, traduzimos e publicamos a seguir o editorial, com o objetivo de nos posicionarmos sobre o tema.



Hoje, 56 jornais em 44 países dão o passo inédito de falar a uma só voz através de um editorial comum [sobre Copenhague]. Fazemo-lo porque a Humanidade enfrenta uma terrível emergência.

Se não nos juntarmos para tomar uma ação decisiva, as alterações climáticas devastarão nosso planeta, e juntamente com ele a nossa prosperidade e a nossa segurança. Há mais de uma geração que os perigos têm tornado-se evidentes. Agora, os fatos já começaram a falar por si mesmos: 11 dos últimos 14 anos foram os mais quentes desde que os registros começaram a ser feitos; a camada de gelo árctico está a derretendo; e os elevados preços do petróleo e dos alimentos no ano passado permitiram-nos ter uma previsão de futuras catástrofes.

Nas publicações científicas, a questão já não é se a culpa é dos seres humanos, mas sim quanto tempo ainda nos resta para conseguirmos limitar os danos.

Mas, mesmo assim, até agora a resposta em nível mundial tem sido frouxa e sem grande convicção.

As alterações climáticas estão ocorrendo há séculos, têm consequências que durarão para sempre, e as nossas perspectivas para as limitarmos serão determinadas nas próximas duas semanas. Exortamos os representantes dos 192 países reunidos em Copenhague a não hesitarem, a não caírem em disputas, a não se acusarem mutuamente, mas sim a resgatarem uma oportunidade frente ao maior fracasso político das últimas décadas. Não deverá ser uma luta entre os países ricos e os países pobres, ou entre o Oriente e o Ocidente. O clima nos afeta a todos, e deve ser solucionado por todos.

Leia +.

Nenhum comentário: